quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Denúncia: a cor rosa não existe

Por Tânia Vinhas 
Fonte: Super.abril.com


Foto: Getty Images
Você deve estar pensando: “como assim o rosa não existe?”. Pois é, a nossa reação também foi a mesma quando vimos a teoria em um vídeo do Minute Physics, um canal do Youtube que explica vários temas científicos em apenas  um minuto.
De acordo com o vídeo, não dá para enxergar a luz rosa. A cor estaria no vácuo do espectro das cores - na teoria, ela faz parte do time das ondas de luz invisível (tipo infravermelho e ultravioleta). E o rosa que a gente vê de verdade, como fica? Bem, possivelmente ele é só uma mistura meia-boca da luz vermelha com a luz azul (sim, sabemos que o resultado da mistura de tintas vermelha e azul é tinta roxa. Mas com a luz, a história é diferente). Pensando bem, essa teoria explica o motivo de o rosa não estar entre as sete cores do arco-íris.
O fato é que tem gente por aí falando que, já que o rosa não existe, nós não deveríamos chamá-lo de rosa, mas sim “menos verde” (ou minus green, no original). Por que? Porque quando pegamos a luz branca, que é formada por todas as cores, e retiramos a luz verde, encontramos a tal luz rosa.
Confira o vídeo para entender melhor:




E aí você para e pensa: será que faria sucesso divulgar nomes como “A Pantera Menos Verde”, “Minus Green Floyd” e “La vie en moins vert”?


Um comentário:

  1. Nossa legal d++... a barbie entao ta debulhando em lagrimas agora kkkk

    ResponderExcluir