quinta-feira, 24 de março de 2011

Brasil dá início ao Ano Internacional da Química

om o tema Química para um Mundo Melhor, o ano de 2011 foi escolhido para celebrar o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista Marie Curie
A BASF é patrocinadora global da iniciativa

O Brasil lança oficialmente nesta quarta-feira (23/03) o Ano Internacional da Química (AIQ). O objetivo é celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, além de demonstrar a sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens por seu estudo.
No Brasil, com o slogan "Química para um Mundo Melhor", entidades, universidades e empresas do setor estão engajadas em iniciativas a serem realizadas ao longo do ano. O AIQ irá direcionar suas ações ao público jovem, com o objetivo de aumentar seu interesse pela Química e de divulgar a qualidade do trabalho do químico brasileiro, as questões de educação para a ciência e a pesquisa nas universidades, além da atuação responsável e inovadora da indústria química no País. A coordenação internacional das atividades do AIQ é dirigida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
O AIQ será comemorado no Brasil por meio da realização de eventos e atividades lúdicas, que vão enfatizar a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. Atividades como leituras, exposições e experimentos vão mostrar como a pesquisa química apresenta soluções para problemas globais envolvendo alimentação, água, saúde, energia, transporte, saneamento e outros temas da atualidade.
Segundo Claudia Rezende, Coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Ano Internacional da Química irá contribuir para o estreitamento da cooperação internacional na área da Química, servindo de referência em informação para as atividades desenvolvidas por associações nacionais de química, instituições, universidades, indústria, governos e organizações não governamentais. "Serão organizadas diversas ações de divulgação científica, com a intenção de despertar no jovem o interesse por ciência, especialmente a Química, além mostrar que ela está presente no cotidiano da população, em tudo que consumimos", destaca Claudia.
Entre as ações que acontecerão ao longo de 2011, destacam-se:

• Exposições: Química no Cotidiano (no Museu da Vida, RJ), As Mulheres na Química e o Centenário de Marie Curie (na FAPESP, SP);
• Projeto "Faça Química": DVD com experimentos químicos para sala de aula, para download no portal www.quimica2011.org.br
• Distribuição de kits educativos contendo livro e jogo-brinde sobre a Química no dia a dia e como profissão; 
• Webjogo;
• Palestras educativas em escolas e universidades; 
• Visitas monitoradas de estudantes a fábricas/laboratórios;
• Concursos de redação e fotografia.


 
BASF: Vitrine de Inovações e Invenções
Como patrocinadora global e participante ativa nas atividades do AIQ, a BASF esteve envolvida tanto na cerimônia de abertura em 27 e 28 de janeiro, como também no encerramento, em Bruxelas, em 1 de dezembro. O lançamento oficial na Alemanha aconteceu em 9 de fevereiro, em Berlim.

Sobre o AIQ: Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O AIQ conta com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, LANXESS, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins. Mais informações no site oficial do evento em http://quimica2011.org.br.

BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida.
2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor
O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou na Sala de Imprensa de Mídia Social no endereço newsroom.basf.com.

- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010


Fonte:BASF


--
Por: Álvaro P. Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário