Decisão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (30).
O Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 3.059 professores para atuarem no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.
O processo seletivo se dará por meio de concurso simplificado e o prazo de duração dos contratos será de seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. De março a agosto deste ano, serão contratados 900 professores com carga horária de 20 horas semanais e mais 900 para jornada de 40 horas. No período de abril a setembro, serão 630 professores para jornada de 20 horas semanais e 629 para 40 horas.
O salário ainda não foi definido. O Ministério da Educação (MEC) vai publicar, ainda nesta semana, a portaria com a distribuição das vagas por universidade federal. Assim, elas poderão publicar seus editais com as regras de cada concurso.
O Ministério da Educação argumenta que os postos temporários visam a atender às demandas das instituições - em expansão -, enquanto não são criadas vagas efetivas. Um projeto de lei para criar 19 mil postos efetivos foi enviado em 2011 ao Congresso e aguarda votação. Há 67 mil professores nas federais. Essa é a segunda contratação de professores temporários para o Reuni. A anterior, no primeiro semestre de 2011, envolveu 3.591 docentes.
Fonte: (JC com Agências de Notícias)